Chamada de contribuições – Revista VISAGEM

A Revista Eletrônica de Antropologia Visual e da Imagem – Visagem está com chamada aberta para contribuições que irão compor seu segundo número até o dia 15 de setembro de 2015. Serão aceitos trabalhos de graduandxs, pós-graduandxs, pesquisadorxs, professorxs, bolsistas de iniciação científica, extensão, ensino e de mobilidade acadêmica; monitorxs, fotógrafxs, artistas e/ou quaisquer interessadxs em Antropologia Visual e da Imagem.

11891262_709228229221405_1921316736005911283_n

A Revista Eletrônica Visagem – De Antropologia Visual e da Imagem é uma realização do VISAGEM – Grupo de Estudos e Pesquisa em Antropologia Visual e da Imagem e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal do Pará. E tem como objetivo principal a divulgação acadêmica de resultados de pesquisa, ensino, extensão e artístico na Região Amazônica e no Brasil.

Para este novo número, continuamos com a seção “Vídeos”, mas com uma novidade: para esta seção específica, faremos uma homenagem à tão querida e já saudosa professora Eneida de Assis – falecida no último dia 26 de maio e um dos nomes mais importantes para Etnologia e Educação Indígena no Brasil – recebendo apenas produções com a temática indígena, preferencialmente produzidos por indígenas.

Das Seções

Nossa revista conta com sete seções direcionadas ao debate ético, metodológico e epistemológico na área da Antropologia Visual e da Imagem, com a publicação de material de pesquisa de campo, arquivística, museológica, historiográfica e/ou documental; sendo as visualidades a porta de entrada e saída das discussões propostas. Assim, recomendamos que para o envio de propostas xs autorxs atentem para as seguintes recomendações:

  • A seção “Artigos” visa receber resultados de trabalhos desenvolvidos nas Ciências Sociais e áreas afins que reflitam sobre as visualidades como domínio ético-teórico-metodológico. Portanto, serão bem-vindos trabalhos que dialoguem com o saber-fazer da Antropologia Visual e da Imagem.
  • A seção “Ensaios Fotográficos” continua recebendo contribuições de antropólogos e pesquisadores, que utilizam a fotografia como instrumento de investigação social.
  • A seção “Vídeos” recebe produções audiovisuais derivadas de inserção acadêmica, política, militante e midiática que reflitam sobre as alteridades em vários níveis representacionais.
  • A seção “Ensaios” viceja as contribuições de pesquisadorxs, artistas e mediadorxs culturais sobre a (re)produção, (re)criação, (re)construção, (re)interpretação etc., de percepções, ambientes, sistemas e estruturas no campo da Antropologia Visual e da Imagem.
  • A seção “Entrevistas” pretende receber diálogos com professorxs e pesquisadorxs reconhecidxs na área da Antropologia Visual e da Imagem, assim como, de produtorxs, diretorxs, criadorxs de audiovisuais etnográficos.
  • A seção “Experiências Etnográficas” foi criada para congregar trabalhos de graduandxs e graduadxs, e excepcionalmente de pós- graduandxs, que relatem suas experiências de campo e/ou etnográficas nas Ciências Sociais e áreas afins, priorizando ou não a produção com visualidades.
  • A seção “Resenhas” priorizará textos sobre livros, catálogos, filmes, documentários, produções audiovisuais, curta-média-longa-metragens, de preferência recentes, que tenham ou possibilitem diálogo com o saber-fazer em questão.

Importante: todas as contribuições deverão ser enviadas para o e-mail: revistavisagem@ufpa.br

Das Regras

  • Artigos: de 10 (dez) a 20 (vinte) laudas com margens de 2cm (superior, inferior, direita e esquerda) em parágrafos justificados, entrada de parágrafo de 2cm, resumo em português, inglês e espanhol (resumo, abstract e resumen), de três a cinco palavras-chave; título e subtítulo (se houver) respeitando maiúsculas e minúsculas e centralizado, nome do autor, titulação e cargo/função (quando houver) e vínculo institucional também centralizado; espaço entrelinhas de 1.5; arquivo word (.doc ou .docx); e demais regras da ABNT.
  • Ensaios: de 10 (dez) a 20 (vinte) laudas com margens de 2cm (superior, inferior, direita e esquerda) em parágrafos justificados, entrada de parágrafo de 2cm, resumo em português, inglês e espanhol (resumo, abstract e resumen), de três a cinco palavras-chave; título e subtítulo (se houver) respeitando maiúsculas e minúsculas e centralizado, nome do autor, titulação e cargo/função (quando houver) e vínculo institucional também centralizado; espaço entrelinhas de 1.5; arquivo word (.doc ou .docx); e demais regras da ABNT.
  • Entrevistas: de cinco a dez laudas com margens de 2cm (superior, inferior, direita e esquerda) em parágrafos justificados, entrada de parágrafo de 2cm; título e subtítulo (se houver) respeitando maiúsculas e minúsculas e centralizado, nome do autor, titulação e cargo/função (quando houver) e vínculo institucional também centralizado; espaço entrelinhas de 1.5; arquivo word (.doc ou .docx); e demais regras da ABNT. Importante: As entrevista também poderão ser feitas em formato audiovisual.
  • Experiências Etnográficas: de cinco a dez laudas com margens de 2cm (superior, inferior, direita e esquerda) em parágrafos justificados, entrada de parágrafo de 2cm; título e subtítulo (se houver) respeitando maiúsculas e minúsculas e centralizado, nome do autor, titulação e cargo/função (quando houver) e vínculo institucional também centralizado; espaço entrelinhas de 1.5; arquivo word (.doc ou .docx); e demais regras da ABNT.
  • Resenhas: de três a cinco laudas com margens de 2cm (superior, inferior, direita e esquerda) em parágrafos justificados, entrada de parágrafo de 2cm; título e subtítulo (se houver) respeitando maiúsculas e minúsculas e centralizado, nome do autor, titulação e cargo/função (quando houver) e vínculo institucional também centralizado; espaço entrelinhas de 1.5; arquivo word (.doc ou .docx); e demais regras da ABNT.

Equipe Editorial da Revista Visagem

Denise Machado Cardoso

Carmem Rodrigues

Alessandro Ricardo Campos

Leila Leite

Mílton Ribeiro

Socorro Amoras

Tharyn Batalha

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s