VISAGEM – Revista Eletrônica

A Revista Eletrônica Visagem é um dos resultados das ações do grupo de pesquisa de mesmo nome, ambos são de iniciativa de alunos e alunas do Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federaldo Pará – PPGSA/UFPA- coordenados pela profa. Dra. Denise Machado Cardoso.

O termo Visagem deriva da língua francesa: visage, e indica a face, o rosto, a expressão ou o semblante. Na Amazônia, a aparição de visagens é uma característica cultural oriunda de grupos sociais denominados caboclos e estes se referem ao amálgama de traços culturais indígenas e ibéricos, somados às condições ambientais inerentes aos ecossistemas amazônicos. Assim, ver uma visagem é algo relacionado à figura humana, mas relacionada às aparições fantasmagóricas ou encantadas.

A revista tem como objetivo publicar trabalhos de pesquisa de estudantes e pesquisadores(as) que envolvam a Antropologia Visual como metodologia, além de incentivar a produção, debate e pesquisa dentro desta área, enriquecendo tais discussões e buscando incentivar novos estudos, principalmente no que diz respeito à Amazônia.

ESCOPO E POLÍTICA EDITORIAL
A Revista Eletrônica Visagem é uma publicação semestral dedicada a divulgar trabalhos que versem sobre estudos e pesquisas antropológicas através do uso de imagens fotográficas e fílmicas que possibilitem dar suporte à produção de material artístico, didático, científico e outros referentes à história social e cultural de diversos grupos sociais, preferencialmente na região amazônica, além de fomentar o desenvolvimento metodológico e teórico da antropologia visual na pesquisa.
1. Todas as contribuições serão submetidas à avaliação da comissão editorial, que levará em conta tanto a adequação ao perfil e à linha editorial da revista quanto o conteúdo e a qualidade dos trabalhos; no caso de Artigos, Ensaios ou Resenhas a relevância para a publicação também será avaliada por pareceristas da área do trabalho. Entretanto, em caráter excepcional, podem ser convidados a contribuir para a revista, autores que tenham notório reconhecimento entre seus pares quanto ao domínio do tema em pauta.
2. A Revista Eletrônica Visagem publicará preferencialmente trabalhos redigidos em português; contudo, também serão aceitas contribuições em espanhol, francês e inglês, mas a publicação condicionada à possibilidade de tradução do trabalho.
3. A remessa espontânea de qualquer colaboração inédita em periódicos implica automaticamente a cessão de direitos autorais (reprodução/divulgação) à Revista Eletrônica Visagem, assim autorizada a publicá-la. Reservados os direitos da revista, fica autorizada a reprodução posterior desses trabalhos, sob a condição de que seja mencionada a publicação original na Revista Eletrônica Visagem, inclusive em caso de tradução.
4. Conceitos e opiniões expressos nos trabalhos publicados são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião da Comissão Editorial.

CRITÉRIOS GERAIS
A revista aceita contribuições nos seguintes formatos: artigos, ensaios, resenhas, vídeos, fotoetnografrias e entrevistas.
Os trabalhos e textos devem estar digitados em página A4, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5 cm, com margens esquerda/direita 2,5 cm, cabeçalho/rodapé 3 cm, em formato Microsoft Word (.doc ou .docx) e também em formato PDF. As citações, figuras, anexos, referências bibliográficas e notas devem estar enquadrados pelo padrão de normas da ABNT NBR 10520.

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS
Os Artigos e ensaios devem ser inéditos (em periódicos) e não estar sendo avaliado para publicação por outra revista (neste caso, deve-se justificar em um comentário em forma de texto à Equipe Editorial),indicar título, resumo entre 100 e 150 palavras e5 palavras-chave (separadas por ponto e vírgula) em português e inglês, identificando seu conteúdo. Limite máximo de 10.000 palavras, já incluídas as referências. Não serão publicados artigos e ensaios que excedam esse limite.
Resenhas de livros serão aceitas para a publicação na Visagem de obraspublicadas preferencialmente em português, mas também serão aceitos em outras línguas (espanhol, inglês e francês), desde que tratem da temática Antropologia Visual e afins. Estas devem indicar a referência bibliográfica do livro resenhado, não deve ultrapassar 3.000 palavras. Lembramos que resenhas que excedam esse limite não serão publicadas.
O artigo, ensaio ou resenha que estiver dentro das normas citadas acima será enviado para dois pareceristas da área, os quais emitirão seus pareceres. Quanto ao resultado, este poderá ser:
•DEFERIDO (dois pareceres favoráveis à publicação sem modificações);
•DEFERIDO COM MODIFICAÇÕES SIMPLES (dois pareceres favoráveis à publicação desde que sejam feitas alterações simples, que serão sugeridas pelos pareceristas);
•DEFERIDO COM MODIFICAÇÕES SUBSTANTIVAS (dois pareceres favoráveis a publicação desde que feita profundas alterações no trabalho, que serão sugeridas pelos pareceristas);
•INFEDERIDO (dois pareceres desfavoráveis à publicação). Caso exista um parecer indicando DEFERIDO e outro INDEFERIDO, a comissão enviará o trabalho para um terceiro parecerista da área.
Serão aceitas Entrevistas quando seguirem as seguintes especificações: não ultrapassar 10.000 palavras, devem apresentar o nome do(a) entrevistado(a) e entrevistador(a), devem trazer também uma apresentação de, no máximo, 400 palavras. Solicitamos também o envio da autorização do(s) entrevistado(s), concordando com a publicação do trabalho. As entrevistas não devem exceder 10.000 palavras. Será a Equipe Editoria da Visagem que realizará a avaliação da entrevista, tendo como critério a relevância dos assuntos abordados e sua pertinência na edição.
Fotoetnografrias: Os trabalhos devem indicar título, em português e inglês, e nomesdos(as) autores(as). Devem trazer também uma apresentação de, no máximo, 400 palavras. sem extrapolar o limite de 20 imagens, em resolução a partir de 300 dpi, acompanhadas da indicação do(a) autor(a) e do ano. Legendas são opcionais. Solicitamos também as devidas autorizações de uso, incluindo a possível publicação de uma das fotos na capa da revista.
A seção de Vídeos apresentará vídeos ou filmes etnográficos sem limite de tempo de exibição. Para envio do filme para submissão será necessário:
•Informar o link do vídeo/filme já publicado na internet (como no youtube, por exemplo);
•Informar os nomes dos (as) Diretores (as), ano, formato e duração;
•Caso o áudio do vídeo/filme não esteja em português, deverá obrigatoriamente possuir legendas neste idioma;
•Enviar um comentário escrito sobre o vídeo/filme (no formato doc ou docx) com no máximo 200 palavras;
•Enviar devidamente preenchida e assinada a “Declaração de Direito Autoral”, conforme modelo fornecido pela Visagem.

ENVIANDO OS TRABALHOS
O envio de qualquer trabalho para submissão será feito unicamente pelo e-mail: revistavisagem@ufpa.br.
Deverá ser enviada uma única mensagem via e-mail sob o título: “Trabalho para submissão”, e em arquivos anexados separadamente:
•Um texto (em formato.doc ou .docx)fazendo uma apresentação pessoal do(s) autor (es) à Equipe Editorial da revista (máximo de 200 palavras), com suas filiações institucionais e endereços completos para contato, Currículo Lattes e e-mail;
•O trabalho a ser submetido seguindo cuidadosamente as normas informadas para cada tipo de trabalho (artigos, ensaios, resenhas, vídeos, Fotoetnografrias e entrevistas);
•A Declaração de Direito Autoral devidamente preenchida e assinada (modelo próprio da revista);

Declaração de Direito Autoral
“Eu, (nome do (a) autor (a)).
Autorizo a Visagem – Revista Eletrônica em Antropologia Visual e da Imagem a publicar o trabalho (artigos, ensaios, resenhas, vídeos, Fotoetnografrias e entrevistas) de minha autoria/responsabilidade, assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação.
Concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade e me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo em periódicos do trabalho enviado.”

Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Conselho Editorial
Carmen Rodrigues – PPGSA/UFPA
Clarice Peixoto – PPCIS/UERJ
Cornélia Eckert – PPGAS/UFRGS
Edna Alencar – PPGSA/UFPA
Eloísa Martín – PPGSA/UFRJ
Eneida Assis – PPGSA/UFPA
Fabiana Pereira – PPGA/UFPE
Fabiano Gontijo – PPGA/UFPA
Gilmar Santana – PPGCS/UFRN
Greilson Lima- PPGA/UFPE
Heraldo Maués – PPGSA/UFPA
Itamar Nobre – PPGEM/UFRN
Ligia Simonian – NAEA/UFPA
Lizabete Coradini – PPGCS/UFRN
Mônica Conrado – PPGSA/UFPA
Wilma Leitão – PPGSA/UFPA

Equipe Editorial
Denise Machado Cardoso
Alessandro Ricardo Campos
Leila Leite
Milton Ribeiro
Socorro Amoras

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s